quinta-feira, 5 de maio de 2016

Internet ilimitada é maioria no mundo; confira alguns planos e opiniões de usuários

05:40 · 05.05.2016 / atualizado às 07:18 · 05.05.2016 por 
Querem limitar sua internet
Querem limitar sua internet



Brasileiros nos EUA, Canadá, Portugal e Inglaterra entrevistados usam banda larga fixa sem limite. Conversamos com algumas pessoas que falaram de suas experiências fora do País. Mas antes vamos falar de dados mais amplos, de pesquisa mesmo. Neste link você vai ter acesso ao material que fizemos que mostrava bem claramente a falácia de que a internet pelo mundo é notadamente limitada. Essa falácia é a base do discurso de quem quer limitar a internet brasileira.
O que não é falácia é a falta de qualidade da nossa internet. Na mesma pesquisa feita pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), a posição da internet nacional é apenas o 61º. Abaixo, só na América, de EUA (15º), que possui um dos modelos mais competitivos do mundo, e de três países sul-americanos: Uruguai (49º), Argentina (52º) e Chile (55º).
Na Europa
Voltando a experiência de nossos entrevistados, comecemos pela Europa. Conseguimos contatos com brasileiros que moram em 3 países do velho continente: Inglaterra (Londres), Itália (Brescia), Portugal (Lisboa). Abaixo os relatos.
Portugal
Vodafone oferece planos com internet, TV a cabo, telefonia fixa e móvel a partir de 26,90 euros (com fidelização por 2 anos). Todos os planos encontrados não possuem limitação de tráfego de dados. Com relação a internet, a velocidade de download/upload é a mesma: 100 Mbps e o tráfego é ilimitado.
MEO tem planos a partir de 53,99 euros/mês com tv a cabo, internet ilimitada (em todos os planos), telefonia fixa e móvel. O tráfego de download/upload tem velocidade de 100 Mbps. Após 24º mês cai para 50 Mbps.
“Escolhi o plano com mensalidade no valor de 12,99 euros, que me dá acesso a 2GB de tráfego. Consigo usar o 4G perfeitamente, de maneira que funciona até no metro. A qualidade do sinal é satisfatória. Quando atinjo o limite, sou informado que o plano de dados acabou e a operadora oferece-me a opção de comprar mais dados. Em casa, a operadora utilizada é a Vodafone. Meu uso de internet é, basicamente, para assistir filmes online, acessar redes sociais e e-mail. Até o momento, não enfrentei problema com a limitação de dados”, afirmou o jornalista Gledson Araújo que está estudando em Portugal.
Itália
Internet na Itália é ilimitada, segundo garante o casal youtubers brasileiros Lidiane e Marcus que tem o canal Visto e Aprovado. Na Itália (eles moram na região de Brescia), eles têm direito a uma internet de 20MB de velocidade junto a TIM, ilimitada. “Quando contratamos um pacote dão mais benefícios como um chip de celular com 1000 minutos e 2GB de internet em velocidade 4G, além de um pacote de TV com mais de 200 canais. Custa 29 euros por mês já com modem gratuito. Mais 14 euros por mês se quiser a Sky”, afirmaram.
Londres
Segundo a cearense Stephanie Eilert, em Londres, eles contrataram a Virgin Media. “Quando chegamos em 2014, a empresa foi uma indicação de amigos pelo preço e nenhuma (ou quase) burocracia na instalação. Fomos até a loja na Oxford Street, solicitamos o serviço e em uma semana a instalação foi feita”.
O pacote escolhido pela cearense engloba internet banda larga ilimitada, TV a cabo, telefone fixo e celular. “Não há limite de dados por mês e eu desconheço essa política. No início, contratamos o serviço por um ano. Mas, atualmente, pagamos o serviço mês a mês. Para cancelar, devemos comunicar a empresa com 30 dias de antecedência”, informa.
A velocidade testada do serviço, segundo ela, é de 30 Mbps para download e 0,48 Mbps para upload. “A internet é rápida, o serviço é contínuo e não há quedas na internet”, finaliza.
E nos EUA?
Segundo relatos de brasileiros que vivem naquele País, há planos limitados e ilimitados dos mais variados. Alguns com limites bem superiores e outros, não, se comparados aos planos ofertados pela Vivo. Lidiane e Marcus, que já moraram também em Orlando, na Flórida, tinham um plano ilimitado para dados da AT&T de 10 MB de velocidade. “Temos amigos em Orlando que tinham pacote com internet, telefone e TV, mas o nosso era só internet”, afirmaram – hoje eles vivem na Itália.
Canadá
Há várias empresas de internet no Canadá. As que encontramos trabalham com diversos planos de dados e combos com serviços de TV e internet juntos, aliados a planos de voz fixo e móvel.  A primeira que pesquisamos foi a Telus. Ela oferece internet a partir de 103 dólares canadenses por internet ilimitada, mais TV, telefone fixo ou móvel e velocidade de 100 MBPs de download e 20 Mbps de upload no plano mais completo. O plano mais barato cobra 73 dólares canadenses por internet ilimitada e oferece operadora de TV, telefone fixo ou móvel no pacote. Dá 15 Mbps de download e 1 MBPs para upload.
Por 40 dólares canadenses você contrata o serviço mais barato que traz 15 Mbps de velocidade com limite de 150 GB/mês. Notou que o plano mais barato desta operadora oferece um limite maior que o plano mais caro que a Vivo ia ofertar? Ah, o plano mais caro da Shaw custa 60 dólares canadenses e traz limite de dados de 450GB/mês que é suficiente para muita gente. Velocidade de 60 Mbps. Quanto é a velocidade da Vivo (ex-GVT) mesmo?
A canadense Bell oferece planos de 15 Mbps até 940 Mbps a preços que vão de 64,95 dólares canadenses até 149,95 dólares canadenses por mês. No primeiro, o limite de internet é de 75 GB/mês que pode ficar ilimitado se o cliente fizer um pacote com TV por assinatura. Aí o plano vai para 98 dólares canadenses com velocidade de download de 25 Mbps e 10 Mbps para uploads. Mas tem internet ilimitada. O pacote mais completo com TV custa 159 dólares canadenses com velocidade de download de 50 Mbps e 10 Mbps de upload. Mas, se não quiser TV, apenas internet ilimitada, há a opção do plano Gibabit Fibe por 149,95 dólares canadenses. Com velocidade de download de 940 Mbps e 100 Mbps de upload. Em todos os planos, por mais 10 dólares canadenses o cliente tem internet ilimitada.
A canadense Videotron tem planos de 32,95 dólares canadenses até 125,95 dólares canadenses. O mais barato traz 5 Mbps de velocidade de download e 1 Mbps para upload com limite de 20 GB de dados/mês. A mais cara tem 200 Mbps de velocidade de download e 30 Mbps para upload com limite de tráfego de dados de 500 GB/mês. Interessante que ele tem um analista de planos para você acertar na escolha do plano mais adequado para o seu perfil e de sua família.
Felipe Castro, analista de sistema, visitou a irmã, Carol Castro, que mora em Quebec, no Canadá, e sentiu bastante a diferença nas duas vezes que foi lá (a primeira em 2012 e a segunda em 2015). “Em Quebec, a velocidade é maior, mais fluída. A conexão não cai. Fui em 2012 e 2015. Em 2012 a minha irmã tinha internet limitada. Era de 300GB, o mínimo. Em 2015 era ilimitada. Em 2012 virou fibra ótica. Hoje ela tem 50 Mega de velocidade”.
Felipe conta que a irmã nunca teve problema de queda lá. Ela usa os serviços da Bell. “Carol tem roteador wi-fi integrado”. Felipe alerta que se a limitação acontecer mesmo no Brasil e você, por acaso, for sincronizar arquivos via nuvem de um notebook para outro que comprou, por exemplo, pode acabar com sua internet. O problema não é só assistir vídeos no YouTube e Netflix. Para finalizar, o analista de sistema informa que, além da internet ilimitada na residência da irmã, ainda há, pela cidade e em shoppings, banda larga boa suficiente para baixar arquivos pesados e fazer ligações do Canadá para o Brasil.
Como se vê, onde há internet limitada os planos ofertados são bem superiores ao máximo ofertado pelas empresas nacionais. E agora?
fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/narede/banda-larga/internet-ilimitada-e-maioria-no-mundo-confira-alguns-planos-e-opinioes-de-usuarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário